top of page
Bem amados hoje vamos falar sobre um tema também muito útil a nós músicos de cordas, que em boa parte de nossas vidas musicas passamos um determinado período realizando esta tarefa. Bem falaremos hoje sobre os encordoamentos.

Pode até parecer um assunto simples de você ir ate a loja de musica de sua preferencia, comprar e colocar as cordas no seu violão, guitarra, baixo, cavaquinho, violino, entre outros. Vejam só não é porque se gasta uns 20 reais num jogo de corda e conforme o passar do tempo as cordas escurecem e arrebentam. Então lá vai você ir na loja outra vez e  compra outro jogo de cordas.
Mas calma vamos entender o conceito de encordoamento, anatomia da corda, o tempo hábil de duração, cuidados e prevenção e sugestões de marcas.

Encordoamento
 São cordas que são produzidas por ligas de metais ou de material sintético fabricadas sobre tensão, afim de gerar uma frequência sobre o instrumento em questão.

As cordas de aço geralmente são feitas de niquel, cobre, bronze, fosforo, liga de aço ou liga de prata. A combinação desses materiais resulta na coloração dos bordões(prateados, cobreados, ou dourados), no timbre e na durabilidade.
 
Falando de contrabaixo alem das cordas de aço, temos também as de nylon flatwound para contrabaixo acústico. Alguns baixistas utilizam em baixo elétrico como Paul Mccartney, em baixolão como o Nando do Roupa Nova. Até utilizam para dar mais corpo no som relembrando a sonoridade dos anos 30 aos anos 60.
 
Já as cordas de Nylon Flatwound, tem um diferencial, são fios milimetricos de nylon entrelaçados  e revestidos de cobre, fosforo ou bronze.
Durabilidade
​Isso vai depender da combinação de materiais e na proporção que eles são inseridos. Estes dados são um tanto complicados, e algumas empresas não divulgam a quantidade e a proporção das devidas ligas e materiais utilizados na composição das cordas.
Uma dica muito importante na hora de colocar a resistência da sua corda em pratica é tocando. Seja você iniciante ou profissional. Perceba algumas coisas:

​*Afinação- Veja se não há muita instabilidade na afinação das cordas ou se elas não se mantem por muito tempo mesmo sem toca-las
*Coloração- Quando começar a tocar veja se o brilho das cordas não se vai quase por completo, pois isto influencia no processo de oxidação.
*Oxidação - Levando em conta as condições do local onde você armazena seu instrumento, temperatura e umidade veja se a corda inicia o processo de oxidação nos primeiros trés dias. 
Vamos também levar em conta outro ponto a concentração de acido úrico no suor de cada musico. Em outras palavras, se você transpira muito nas mãos ate mesmo o melhor encordoamento não resistirá no tempo previsto pelo fabricante tendo todos os cuidados necessários.

​Cuidados e Prevenção

​Armazene seu instrumento em local seco e com pouca luminosidade. Previna da poeira, e a limpeza continua das cordas sempre com um pano seco, limpando-as individualmente. Por fim se possível envolva as cordas no mesmo pano para maior conservação. Use os saquinhos de gel de silica, ajudam a evitar a oxidação.
Em relação as marcas opte pelas que fazem mais exito. Mesmo que sejam um pouco mais caras vale apena o investimento. Pois de vinte em vinte reais ao mês e um prejuízo a longo prazo em comparação um investimento de 60 a 100 reais em trés ou em quatro meses ai sim veja como sera sua economia!

Bem galera é isso que posso passar pra vocês sobre as cordas, duvidas mandem por e-mail.
Qualquer coisa estou a disposição de vocês.
Um forte abraço e ate a próxima.

 

 



26/07/2012 - Salve Galera
bottom of page