top of page
01/07/2013 - Salve Galera

Hoje vou citar nesta matéria, alguns mitos sobre o contra baixo. E mostrar o que é verdade, e o que é mito dentre tantas historias que escutamos ai!

Contra Baixo no angulo de 90 graus

Este é bem comum entre o publico musical. Ao guardar o instrumento em bags é comum para economisar espaço, colocar ele em pé com o braço encostado na parede. Mas o que acontece é que ao fazer isso você coloca seu instrumento em dois riscos de grande eminência! 

Primeiro, e o dele cair e causar um prejuizo bem grande. O segundo é de empenar o braço causando trastejo.

 

Também é muito comum colocar o instrumento em expositores pendurados pelo headsotck. Isto a primeira vista parece inofensivo mas não é. Faz mais mal do que bem ao instrumento pois causa grandes danos ao braço, uma envergadura um tanto acentuada. Se não regulado com frequencia seu braço pode ter sérios danos.

O ideal para armazenar o instrumento seiria coloca-lo deitado com as cordas para cima ou seja 90º. Se for coloca-lo em pé então o faça repousando o instrumento de lado, numa angulação de 65º aproximadamente.

 

Banho nas Cordas = Economia

 

Dizem que depois de um tempo quando as cordas começam a perder o brilho, ou seja aquele som de corda nova é porque esta na hora de trocar. Porem, se você der um banho nelas com sabão de coco ou detergente elas voltam a vida. Isto é verdade!! Mas tem jeito pra tudo.

Acontece que quando tocamos nós deixamos acido urico(suor) nas cordas. Mesmo limpando frequentemente ainda fica um residuo entre os espaços da corda, então com o tempo acumulando essa sujeira vai velando o som da corda. No entanto, não vai fazer isto toda a vez que isso começar, pois a corda não dura pra sempre. Faça isto num espaço de 30, 45 ou 60 dias após o primeiro uso, pois o faça no maiximo duas vezes. Pois quando se lava a corda você diminui a vida util da corda já indicando que ela deve ser trocada em breve.

 

Gel de Silica

 

Oxidação é algo muito comum com objetos de metal que por falta de uso acabam oxidando. Mas um certo dia um amigo meu disse que colocou uns pacotinhos de gel de silica no case da sua guitarra e que não usava a cerca de um ano. E que estava perfeitamente impecavel, não somente as feragens mas  as cordas também. Digo até que ele utilizava jogos de corda bem baratos algo que custa 15 Reais. 

Minha gente é incrive como isto dá certo. O gel de silica tem esse poder de preservar a integridade do metal em extremas condições seja num case, bag, saco de pano. Simplesmente incrivel como preserva a integridade das ferragens. As cordas realmente brilham mas não quer dizer que elas duram com o mesmo timbre.

 

Tenho feito essa experiência no meu baixo e realmente o gel impede a oxidação, e aumenta a conservação mas as cordas continuam envelhecendo. Até chegar o ponto de não afinarem mais.

 

Exitem muitos mitos e verdades sobre o contra baixo e quero descreve-los aqui em outras duas partes.

Se tiverem ideias é só mandarem por e-mail

 

Espero ter ajudado!

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição de vocês.

Até a Próxima !

bottom of page