top of page
Mais de um mês e meio sem comparecer devido a algumas situações que comprometeram integralmente o meu cronograma. Porem com a agenda bem organizada as coisas vão fluir por aqui.
Vamos lá esta matéria é de interesse em comum dos músicos que usam cordas. Baixistas, Violonistas, Guitarristas entre outros.
Vamos falar sobre os Trastes

A maioria dos trastes é feita de uma liga de aço com 18% de níquel-prata e o restante de cobre e níquel. Muitos pensão que este material e prata, mas não! Por se tratar de um metal macio, por este e entre outros motivos os trastes precisam ser eventualmente retificados ou trocados dependendo da circunstancia em que eles se encontram.
Mas antes de prosseguir vamos explicar o conceito dos trastes!

Trastes: são pequenas "divisões" atualmente de metal (já foram utilizados trastes móveis, feitos com cordas amarradas em torno do braço) de certos instrumentos de cordas, tais como: baixo elétrico, guitarra, violão, viola caipira entre outros.
O traste também é dividido em trés partes importantes que dão um resultado perceptível no som do instrumento:
*Altura
*Coroa - a parte lisa do traste, que entra em contato com os dedos;
*Trava - a parte que será fixada na escala.

Vamos também levar em consideração o seguinte ponto:
Não adianta o musico ter um instrumento importado por mais caro que seja. Se o traste for de má qualidade ou se não o regular em um bom luthier o investimento de uma vida inteira vai pro lixo. Vendo agora de uma outra posição você tendo um instrumento de custo popular tendo os trastes trocados fica algo muito legal de se tocar até mesmo de se manter.

Também temos este terceiro ponto que é raro de acontecer, mas a possibilidade existe(aconteceu comigo).
Como sabem eu sou endorse Strinberg e logo quando iniciei a parceria eu pedi alguns baixos. E o segundo instrumento que chegou em minha casa o CAB 16 veio perfeito! Simplesmente eu não levei ao luthier pois não vi necessidade apenas troquei as cordas e igualei as oitavas. E estou com ele a dois anos assim em excelente estado e com muito som.

Mas vamos levar em consideração o seguinte o que aconteceu comigo é um caso de 1x1000 por tanto poderia levar a um luthier por via das duvidas, fui negligente neste ponto, mas peço que caso isto aconteça leve ao seu luthier de confiança e peça para ele avaliar seu instrumento para ver se realmente esta tudo O.K.!

Existem empresas que fabricam os trastes com aço inoxidável(Viger, Carvin e Warmoth) de superfície mais lisa e com maior durabilidade e propriedades como maior brilho no som. Sob condições como a madeira do braço juntamente com a escala, a corda, a ponte, etc... Pra quem tem alergia a níquel, exite o traste de marca EVO que tem como característica a cor dourada. Também existem trastes de latão que encontramos nos baixos Warwick que tem como resultado uma maior ressonância.

Falando agora um pouco mais sobre a estrutura dos trastes, existem trastes mais finos e mais baixos que encontramos em alguns modelos antigos como o Fender entre as décadas de 50 e 60. Pra muita gente isso e bom pois da aquele gostinho de vintage no som. Alguns exemplos como o baixista Lee Sklar com seu modelo signature da Dingwall com os trastes inclinados. Ele por exemplo prefere esta peça assim e com um detalhe com mais metal pra transferir a vibração das cordas para o braço. Um traste mais alto pode trazer uma maior facilidade ao tocar seu instrumento e ate mesmo bands involuntários quando você pressiona a corda contra a escala. Entretanto um traste mais baixo te proporciona um contato maior com a escala.

Conclusões Finais:  Se você tem um instrumento novo vale apena levar para o luthier para dar uma avaliada, mesmo que pareçam ser novinhos peça para que ele analise tudo, até mesmo na hora da compra pergunte ao vendedor o material dos trastes e sinta a altura deles se são confortáveis para você. Caso seja um instrumento antigo, nem sempre é um negocio mal feito pois pode ter um trastejo ou um ou outro traste desgastado mas isso é uma questão de se limar os mesmos ate se for preciso a substituição de alguns deles.
Fonte Bass Player Brasil

Bem galera é isso que tenho a dizer sobre os trastes mas mandem e-mails sobre duvidas, sugestões, ou alguma transcrição de alguma musica. Mandem pois meu prazer e ajudar a cada um de vocês que são meus colegas de trabalho.
Qualquer coisa estou a disposição
Até a próxima
01/04/2012 - Salve Galera
bottom of page